Artista-antena existe?



Ética. Bem, obviamente o que direi aqui esta descontextualizado como forma de proteção. Mas...

Fui ético tantas vezes e o que ganhei com isso? Bem alguns outros próximos não se preocuparam quando disse que aquilo me machucava, mesmo sendo de forma indireta, Então? É claro que isso não ocorre de forma constante, mas me questiono: Por que tenho que ser bonzinho sempre? Tenho que ser bonzinho sempre? Não que eu seja. Quem é bonzinho o tempo todo, como todos nós bem sabemos, sempre toma no cu, e não é da forma legal,  e refletindo sobre todas essas coisas penso que devo sim exercitar o NÃO e o egoísmo. Isso claro no meu caso, você querido que lê isso faça o que achar melhor, ou o que disseram pra você achar, ou que inconscientemente você acredita, mas deve sim ser lembrado que para algo entrar em algum canto, alguém tem que facilitar, alguém tem que abrir a porta e a porta não pode ser aberta por você, você faz a recepção.

Ética... O que é mesmo isso? No colégio nunca soube ao certo o que significava, na verdade nos tempos de colégio só queria saber de chegar em casa e assistir meus desenhos. Continuo querendo chegar em casa hoje em dia, mas a diferença é que estou nela e nunca chego. Voltando a ética, sempre que se perguntava sobre ela, via como um mistério, era algo grande demais para que pudesse compreender. Compreendia que era algo que regia algo de algum modo,mas não sabia de que forma e como. A verdade é que ainda hoje não sei o que ela é. Mas sempre me vem a palavra altruísmo quando penso nela, e de certa forma a exército. Mas penso que seja covardia mesmo, covardia de querer aquilo por que simplesmente se quer e o outro me olhar com juízos e me acusar de egoísmo. A grande verdade é que sinto que fingimos viver, fingimos sentir, e fingimos amar. Tudo me soa teatral, interpretado, simulado, até eu mesmo. Será que acho isso de mim, e, presunçosamente, penso que seja um mal do mundo? Será que isso de se colocar como artista-antena existe? Será que estou louco? Que o que sinto que é comum, nada mais é do que um egocentrismo? E se for por que isso faz me sentir mal? Por que ser presunçoso é ruim? Sei que fujo um pouco da linha de raciocínio, na verdade sempre fujo mesmo, não sou nada coerente.


Pensemos, ou não. Acho que bater na mesma tecla é sim cansativo. Cansa e me entristece parecer carregar sempre as mesmas questões e espinhos pra todo mundo ver, ler, ouvir. As vezes faço isso por que sinto que ninguém viu, leu ou ouviu, estão fingindo. Todos estão fingindo. Ou seria eu que finjo estar vivendo? Finjo olhar pro mundo e ver o mundo? Finjo olhar pro entorno e ver o entorno? Finjo olhar para mim e ver uma pessoa?  Que engraçado, passei minha vida toda fugindo do ar comum que essa palavra carrega. PESSOA. é ínfimo, pequeno, insignificante, pode ser qualquer um e alguém que é ninguém. Comum... Essa palavra me causa embrulho é nojento e tosco, mas não tanto embrulho quanto: É o jeito!

Não sei como dar fim, então é isso.





Felipe Damasceno







Nenhum comentário:

Pesquisar este blog