GISZELLE E A HISTÓRIA DA DANÇA.





IMPRESSÕES DE XAVIER LE ROY.

1 ato.
-Exclusão do virtuosismo.
-Conflito entre música virtuosa,onde espera-se ela faça uma entrada triufal ela entrada caminhanso normalmente.
-Espaço mais comun possível;luz branca e sem cenário.

-primata,homen,bailarina classica.Teoria da evolução de Charles Darwin.
-Mudança constante de qualidade de movimento.
-Evoluimos(refiro-me a movimento)até o Michael Jackson?.
-Pensei seriamente que meu dvde estava com defeito na parte em que ela faz aquela voltas no movimento e aquelas aceleraçoes.
-Uma análise profunda de cada tipo de movimento,para que pudesse ser feito o espetáculo.
2ato.
-Ela copia a imagem do corpo dela com os objetos e se confunde com a própria copia.
-Me veio a parte que Giselle esta louca(quando guardaas coisas e começa a se movimentar pelo espaço sob a influência de várias músicas)

CONEXÃO COM O TEXTO DE VERA TORRES.


A Princípio não gostei da peça de Xavier Le Roy por ser parada demais para mim.mas como não se pode julgar a primeira vista,hoje admiro muito a qualidadeda obra Giszelle.Durante a peça percebi que a interprete passa em seu corpo várias formas de movimentar-se com uma qualidade invejável.Percebi que essa obraóu pelo menos o primeiro ato,é uma especie de narrativa da história,não da dança,mas do movimento.Ocorre após algum tempo,a mestiçagem de todas as vertentes de movimento que ela da desde o início,onde li a historia da dança em seu corpo.Pensando nisso tudo que me foi dado por um texto e um espetáculo,percebo também em meu corpo uma história da dança,só que fora da cronologia da história,onde começo com dança contemporanea depois balé classico e por ultimo tive acesso a tecnica moderna,e que hoje isto tudo esta misturado em meu corpo.O texto vê a história da dança não só como uma ordem cronológica de pessoas que iniciaram determinados estilos,mas uma história que se relaciona com as experiencias da época vividae no caso de releituras;como o tempo de criação da obra se relaciona com o tempo de releitura?.Segundo Eliana Madeira,Giszelle seriam duas palavras em alemão fundidas,''Gis''significaria célula e ''zelle'' significaria célule.Leio isso como como uma libertação desses aprisionamentos,essas caixas,essas celas que criamos para conseguir entender melhor o mundo,a dança,como na verdade tudo ruma para uma única coisa,uma hibridaçãonão sóda arte,mas de tudo na vida.Podia ate ser bem atrevido e incluir a teoria do big crunch onde o universo se compactaria em um unico átomo para depois explodir de novo como big bang,sendo assim com essa comparação leviana o atomo seria essa célula,essa ''gis''.

Por Felipe Damasceno.

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