A Partir do texto:A Educação Somática e o Ensino Dança de Silvia Soter.


Quando tivemos a primeira aula de educação somática com Silvia Soter foi difícil para mim identificar alguma diferença com as técnicas de dança contemporânea que já havíamos visto no curso e que eu já havia vivenciado.Após algumas aulas com ela verifiquei que a educação somática visava uma preocupação maior com o corpo.Uma das coisas que me lembro que a Silvia Soter falou era que não precisávamos nos preocupar com a finalização do movimento mas sim com seu durante,o que limitou muito,devido a minha ansiedade.Acredito que a educação somática tende a se fundir a dança o que é muito comum nessa época em que todas as linguagem são uma só e uma só linguagem apresenta todos os signos de outras.Na aula da Silvia Soter e do Severo eles exercitavam sempre um estado de relaxamento ativo o que para nos,na nossa correria soa estranho pois e difícil e assumo que em muitas vezes passava do estado de relaxamento ativo para o desmaio(rsrsrssrrss!).No Instituto Aquilae vivi experiências maravilhosa.Como na educação somática Raimundo Severo nos estimulou sensorialmente com coisas que cotidianamente,talvez,não tenha importância,mas nessa aula que tive pude ver tecidos,sementes,bolinhas de isopor,água,ervas não só com o ver da visão mas com o ver auditivo, olfativo e principalmente tatil.Eu pude perceber.Chorei muito após a experiência.E agora com a Ligia Clarck sendo a nova tendencia do Curso Técnico em Dança percebo o quanto tudo isso e ela tem importância para para as artes e para minha dança.Percebo agora a reviravolta que ela causou.Enfim,a educação somática para mim e muito nova tem uma real importância para a cura de lesões e a ampliação da expressividade.
Felipe Damasceno.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog